Preocupe-se com o que você pode controlar

A humanidade hoje está envolvida em um denso nevoeiro de informações que brotam de vários lugares. A todo instante recebemos notícias, mensagens, somos bombardeados com propagandas, temos que lidar com vários compromissos, com o horário, com o trânsito, com o clima e várias outras coisas!


Com isso, muitas pessoas começam o dia ansiosas, preocupadas, e algumas acabam se frustrando quando algo não acontece como planejaram, seja o ônibus que atrasou, o carro que deu problema, a internet que parou de funcionar, a reunião que não deu certo, o time de futebol que perdeu o jogo, algumas pessoas não gostam até mesmo do corpo que possuem, enfim, uma infinidade de coisas podem acontecer, e que por mais simples que seja, acaba estragando o dia.


É importante lembrar que não podemos controlar tudo. Nem tudo acontece como planejamos e desejamos, pois NÃO TEMOS o controle de tudo. O grande segredo é: Devemos nos preocupar com o que podemos controlar.


Não temos controle do corpo que nós temos, se nascemos ricos ou pobres, qual a nossa posição na sociedade, o que outras pessoas pensam sobre nós, se vai chover ou não, como vamos ser recebidos pelos outros e etc. Temos que lembrar que essas coisas são externas, e portanto, não depende de nós. Tentar controlar ou mudar isso, só resulta em aflição e angústia.


Sob o nosso controle, temos: nossas aspirações (sonhos, desejos), nossas opiniões, o que gostamos, o que não gostamos, nossas ações e etc. Saiba reconhecer e perceber o que você pode controlar, e passe a se preocupar com o que é da sua competência. Por exemplo, ficar preso em um engarrafamento no trânsito não é uma coisa que você pode controlar, mas, sair um pouco mais cedo de casa está totalmente sob o seu controle.


A partir do momento que começa a trabalhar isso dentro de você, logo verá que as coisas que estão sob o seu alcance, estão naturalmente à sua disposição, libertas de qualquer barreira. As que estão fora do seu controle são fracas, dependentes ou determinadas pelas vontades dos outros.


É desejo da mídia que você compre um carro do ano, ou que se mate de trabalhar em um emprego que não gosta, para assim gastar o seu dinheiro com futilidades, com coisas que você não precisa DE VERDADE. Mas está TOTALMENTE SOB O SEU CONTROLE, se você vai aceitar ou não as futilidades que são oferecidas!


Preocupe-se com o que você pode controlar, caso contrário, seu dia será moldado por vontades alheias, e sendo assim, você não terá o espírito livre para ser você mesmo, seja no seu dia a dia, ou por toda a sua vida!


Felipe Cordeiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perseguindo o Sol

Atualizações desnecessárias de Computadores e Sistemas Operacionais

Juiz de Fora, uma breve história