Atualizações desnecessárias de Computadores e Sistemas Operacionais
Escrevo esse texto em 2022, no mês de janeiro, em um computador de 2002, ou seja, de 20 anos de idade, e ele ainda funciona, perfeitamente, exceto algumas funções devido a obsolescência programada na qual ele se encontra forçosamente.
O engraçado é que tudo que foi projetado para funcionar nesse computador em sua época, funciona bem, tão bem quanto os que foram projetados para os computadores da atualidade. O editor de texto que estou utilizando para escrever esse texto, que é um editor antigo, funciona da mesma forma que o editor novo, porém o novo não instala nesse computador antigo. Os arquivos criados usando o editor novo não abrem nesse editor antigo.
A grande questão é: Pôr que foi necessário atualizar um sistema e seus programas, sendo que tudo já funcionava perfeitamente bem? Não seria muito mais fácil manter os programas e sistemas funcionando e focar na criação de novos programas que não existiam ainda? Simples. Pôr pura ganância dos desenvolvedores, a pura e vil busca pelo poder de forma superficial, unilateral.
Computadores como esse que poderiam estar acessando a Internet em 2022 de forma natural, e servido de auxílio para muitos, não consegue fazer isso, pois tudo foi atualizado, de forma proposital, visando apenas o lucro, tornando máquina funcionais obsoletas, obrigando as pessoas à trocar seus equipamentos com a desculpa de que algo mais moderno foi inventado.
Ora, se algo mais moderno foi inventado, pôr que não o fez mantendo a compatibilidade com o que já existe e se encontra funcional? Pôr que tornar incompatível algo que foi inventado pelo homem e se trata de um programa de computador, que pode muito bem se escrito de forma a se manter funcional?
Infelizmente a sede pelo poder fala mais alto depois que se conquista o reconhecimento da importância do que foi inventado.
No
início da criação dos sistemas operacionais para computadores os programas eram
mais simples, e precisavam ser aprimorados para se tornarem funcionais. A
partir do ponto que se atingiu o equilíbrio entre estabilidade, funcionalidade
e utilidade, deveria apenas manter isso, mas não foi o que ocorreu.
Sistemas operacionais como MS-DOS eram pouco práticos, pois exibiam apenas textos, não existia multitarefa, rodando apenas um programa de cada vez e sendo necessário conhecimento técnico para operá-lo. A partir do momento que a interface foi adaptada para que qualquer um pudesse operar o computador e acessar a Internet de forma estável e confortável, não era necessário mais evoluir muito. Na época do Windows 95/98, os programas já se encontravam perfeitamente utilizáveis, assim como a Internet, fazendo necessário apenas alguns ajustes finos, sem necessidade de lançar um novo sistema operacional e um novo código para exibição de páginas Web.
Isso tornou tudo mais complexo, pesado, complicado e sempre exigindo mais e mais para fazer as mesmas coisas que fazíamos à 20 anos atras.
Imagina como seria operar um sistema operacional simples como o Windows 98 atualmente, em hardware igualmente simples, com a tecnologia que existe hoje em relação à economia de energia? Teríamos computadores realmente eficientes, gastando pouquíssima força energética para funcionar, não sendo necessário o descarte desses eletrônicos, contribuindo ainda mais com o meio ambiente.
Esse computador antigo que utilizo nesse momento tem uma Interface Gráfica amigável, consigo ouvir música, jogar, escrever, assistir vídeos que já estão salvos nele, consigo criar uma planilha, editar imagens e vetores gráficos, editar vídeos e etc, mas não acessa a Internet, pois os navegadores que ele possui e os que instalam nele, não são mais compatíveis com o que chamamos de Web 2.0.
Qual
é a dificuldade de manter a Web funcionando nesses computadores? Nenhuma na
realidade. Não à mantém para tornar obsoleto os eletrônicos, sistemas e
programas, para que pessoas comprem novos equipamentos, descartando os antigos
que “não são mais funcionais”, apenas para o lucro dessas empresas.
O diretório C:\Windows do Windows 98 está ocupando nesse momento 300MB de espaço, e o total utilizado de disco é de 809MB, isso com uma lista de programas bem funcional. Sistemas operacionais simples, porém atuais, em hardware igualmente simples e de baixo consumo de energia seria uma possibilidade para aumentar ainda mais a eficiência, se toda essa ganância pelo poder e dinheiro não reinasse acima de tudo.
Falta
à humanidade a busca pelo simples, pelo essencial, que vai muito além das
coisas materiais que são colocadas como sonho de consumo pela grande maioria
das pessoas nesse mundo materialista atual.
Felipe Cordeiro
19/01/2022
Juiz de Fora - MG
léo
ResponderExcluirlolo
ResponderExcluir1008
ResponderExcluir